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sábado, 8 de novembro de 2014

O Aéromóvel abandonado em Porto Alegre - RS



Todos que moram em Porto alegre, pelo menos uma vez na vida já passaram ali pelo Gasômetro avistaram os antigos trilhos aéreos que foi construindo para o primeiro Aeromóvel do Brasil, que foi abandonado no final da década de 80 antes mesmo de entrar em funcionamento.
A verdade é que o aeromóvel foi construindo com o objetivo de fazer uma linha até a zona Sul da capital e evitar engarrafamentos, poluição e economizar tempo, porém, Verba era algo impossível na época para a realização de algo tão complexo e tecnológico. Por isso mesmo, várias e várias vezes a prefeitura ficou com as mãos atadas sobre derrubar ou não o aeromóvel. Exceto por um único detalhe: Isso custaria o corte de mais de 115 arvores nativas de Porto Alegre.
(Tenho certeza que a população não ia gostar disso nem um pouco).
De qualquer forma, uma nota do Jornal Sul 21 do dia 3 de Maio de 2013 (A mais recente nota sobre este assunto) sobre a possível queda do aeromóvel gerou uma certa discussão... 
A nota da notícia dizia várias coisas como por exemplo:

Prefeitura propõe derrubar o aeromóvel em Porto Alegre

A prova de que nada foi realizado é que hoje estamos em 2014 e nada foi feito... Continua lá na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, parado, enferrujado, sem uso algum...
Aeromóvel poderia ser utilizado no novo traçado até Zona Sul

A Trensurb elaborou o estudo de modelagem de demanda de uma linha da tecnologia Aeromovel na Zona Sul de Porto Alegre e encaminhou à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O trajeto previsto tem 9,3 quilômetros de extensão e 10 estações, conectando a Estação Rodoviária de Porto Alegre às imediações do Hipódromo do Cristal, indo ao longo da Primeira Perimetral e da Av. Edvaldo Pereira Paiva, passando por locais como Mercado Público, Usina do Gasômetro, Parque Marinha do Brasil, estádio Beira-Rio e Fundação Iberê Camargo.
Apesar de não ter sido consultado sobre o projeto do Aeromóvel da Zona Sul, o inventor do aeromóvel no Brasil, Oskar Coester acredita que a melhor alternativa para o trânsito da região em debate é investir no transporte de um trem aéreo movido a ar. “Quem administra a cidade é que tem que pensar as decisões. Mas o aeromóvel não tem poluição ambiental nem sonora, é melhor do que vias expressas que não suportam mais o trânsito das grandes cidades. Já estudamos isso desde a década de 60”, conta o empresário.  Hoje obviamente, já possuimos o Primeiro aeromóvel do Brasil no aeroporto Salgado Filho (no qual já andei, é bizarro por que não tem Piloto algum, o bixo anda sozinho). Ainda não há previsão se o aeromovél antigo voltará a ativa, mas ainda sim, na minha opinião, não está fazendo mal algum para a cidade. Está apenas enfeitando =D

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